Formação acadêmico-profissional de licenciandos em química por meio de módulos de ensino sobre transformações químicas
Resumo
Um assunto central relacionado à Química é o de transformações químicas, este por sua vez para ser
compreendido adequadamente deve ser abordado com base nos três níveis de representação da
matéria (macroscópico, submicroscópico e representacional). A presente pesquisa tem como foco as
transformações químicas e foi dividida em duas etapas, sendo que na 1ª etapa investigamos as
concepções de professores de Química do Ensino Médio, bem como de acadêmicos do 5º semestre
do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O nosso objetivo
foi verificar as compreensões dos professores de Química sobre o tópico de transformações químicas
e averiguar os desafios dos acadêmicos ao planejar e aplicar uma aula, o conceito apresentado por
eles sobre transformação química e o interesse dos mesmos em participar de módulos de ensino no
ano de 2018. Os resultados obtidos na 1ª etapa, por meio de questionários investigativos, demonstram
que tanto os professores de Química, quanto os acadêmicos do 5º semestre de Química Licenciatura
apresentavam equívocos com relação ao tópico de transformações químicas. Além disso, verificou-se
que os acadêmicos apresentavam como desafio ao planejar e aplicar uma aula as metodologias de
ensino. Quanto à participação dos módulos de ensino no ano de 2018, todos os acadêmicos que ainda
não tinham cursado as disciplinas de Práticas de Ensino de Química I e II tinham interesse em
participar. No momento prévio à aplicação da pesquisa (1ª e 2ª etapas), foi realizada uma pesquisa
bibliográfica em publicações nacionais (anais do ENEQ e edições da revista QNEsc), sobre o ensino e
aprendizagem do tópico de transformações químicas, no período de 2008 a 2018. De um total de
aproximadamente 5.387 publicações, apenas 90 eram referentes ao assunto investigado. Por meio da
análise das 90 publicações, verificou-se que apenas nove delas mencionavam os três níveis de
representação da matéria em suas abordagens. Essa constatação, juntamente com os dados obtidos
na 1ª etapa da pesquisa, foi extremamente importante, pois nos fizeram refletir acerca dos materiais
que seriam elaborados e desenvolvidos nos módulos de ensino com os acadêmicos. Na 2ª etapa da
pesquisa, foram realizadas abordagens referentes as metodologias de ensino e o tópico de
transformações químicas com acadêmicos matriculados nas disciplinas de Práticas de Ensino de
Química I e II do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. As
abordagens ocorreram por meio do desenvolvimento de módulos de ensino, que tinham como propósito
fornecer subsídios para auxiliar na formação acadêmico-profissional dos licenciandos. Durante o
desenvolvimento da 2ª etapa da pesquisa, diferentes instrumentos de coleta de dados foram utilizados,
tais como: questionários, mapas conceituais, atividades descritivas, plano de aula, etc. De acordo com
os resultados obtidos nos diferentes instrumentos utilizados, contatamos que houve por parte dos
acadêmicos entendimento dos três níveis de representação da matéria, sendo que inicialmente nenhum
deles compreendia o real significado dos níveis; no que se refere a Ciência, os acadêmicos
conseguiram compreender as visões inadequadas, sendo que conseguiram demonstrar por meio de
exemplos. Já com relação as metodologias de ensino, pôde-se verificar que os acadêmicos passaram
a compreender melhor os seus fundamentos e características, bem como verificou-se uma melhor
compreensão dos acadêmicos sobre o tópico de transformações químicas.
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