Aprendizagem na/da docência digital na perspectiva do B-Learning e do TPACK na produção compartilhada de novas pedagogias
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2019-08-15Metadatos
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Esta investigação científica foi desenvolvida no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, do curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Buscou-se compreender de que modo a aprendizagem na/da docência digital, integrada à perspectiva do B-Learning, pode promover novas pedagogias na formação docente para integração das TIC, em um Instituto Federal de Educação, em tempos de Cultura de Convergência Digital e Tecnológica. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar como os professores, atuantes em um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, concebem a construção da aprendizagem na/da docência digital, a partir da perspectiva do B-Learning e do TPACK, na direção de novas pedagogias para a formação docente em tecnologias. Os objetivos específicos priorizaram: compreender como se configuram as trajetórias de aprendizagem da/na docência digital dos professores; mapear os saberes pedagógico-tecnológicos desenvolvidos pelos docentes; identificar possíveis contribuições do B-Learning e do TPACK para a construção de novas pedagogias na formação docente; reconhecer as potencialidades do B-Learning e do TPACK como elementos propulsores da ambiência pedagógica digital. Os aportes teórico-conceituais foram diversificados, devido à integração da pesquisa entre educação e tecnologias educacionais, e ancoraram-se em autores, como: Graham (2006), Koehler e Mishra (2009), Christensen, Horn e Staker (2013), Lévy (1999, 2011), Jenkins (2009), Imbernón (2009), Tardif (2014), Shulman (1986), entre outros. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa e estratégia metodológica do tipo estudo de caso, utilizaram-se questionário exploratório e entrevistas narrativas. A triangulação dos dados produzidos foi interpretada mediante Análise de Narrativas, com auxílio da ferramenta NVIVO. O cenário investigativo foi o Instituto Federal Farroupilha e os sujeitos da pesquisa foram os professores dessa instituição. A análise dos dados evidenciou que os professores apresentam algumas habilidades tecnológicas e alguns conceitos fundamentais (noções de internet e aplicativos de propósito geral) já internalizados, adquiridos anterior ao ingresso na instituição. Porém, a fluência tecnológica identificada revelou a necessidade dos professores em apropriar-se das potencialidades dos recursos e dispositivos tecnológicos, num viés pedagógico, para fazer com que os alunos aprendam com a tecnologia. Além disso, constatou-se que há professores que trazem consigo um caminho percorrido na educação a distância, em diferentes espaços e circunstâncias, o que favorece uma maior incorporação no ensino presencial. A maior parte dos professores desconhece o B-Learning, mas demonstra interesse em experimentar novas formas de ensinar/aprender por meio das TIC, uma vez que elas têm sido abordadas nas formações docentes de modo insuficiente na instituição. A maioria das formações docentes em TIC já realizadas pelos professores foram voltadas à aprendizagem do MOODLE. Concluiu-se que o B-Learning, enriquecido pelo TPACK do professor, pode contribuir como elemento propulsor à aprendizagem compartilhada de novas pedagogias na cultura digital. Nesse sentido, o conhecimento produzido foi utilizado na criação de um framework para adoção e implementação do B-Learning na docência digital, servindo de guia para a configuração de uma formação docente blended em tecnologias.
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