Cidadanias precárias: sujeitos trans e educação
Abstract
Esta pesquisa aborda o tema das travestilidades e transexualidades no campo da
Educação e os processos induzidos de precarização da vida presentes nessa
relação, assim como as possibilidades de resistência. O objetivo principal consiste
em analisar como são construídas as narrativas auto(biográficas) e trajetórias de
sujeitos trans no âmbito da educação, com certo enfoque no campo da educação
superior. O campo problemático trata de interrogar de que forma as narrativas
(auto)biográficas e as trajetórias de pessoas trans se apresentam como dispositivos
capazes de questionar processos de formação, em especial no contexto da
educação superior? Como subquestão, procurou-se saber como as trajetórias de
vida de sujeitos travestis e transexuais são narradas, na interface com as políticas
de educação? Os referenciais teóricos que subsidiam este trabalho são os da teoria
queer e os concernentes às narrativas (auto)biográficas. O método utilizado é o da
pesquisa narrativa de cunho (auto)biográfico e o processo de produção dos dados
ocorre através da entrevista narrativa. A metodologia de análise se inspira na análise
de narrativas de Schütze e é guiada pelas pistas da pesquisa narrativa e (auto)
biográfica. O processo de análise se vale do espaço tridimensional da pesquisa,
composto pelas dimensões de tempo (quando), de lugar (onde) e pela dimensão
pessoal-social que considera a imbricação entre aqueles dois elementos. Os
resultados produzidos apontam três eixos que estão interligados entre si: as
trajetórias educacionais, os espaços inabitáveis e as estratégias de sobrevivência.
No primeiro, são discutidas as experiências de preconceito e discriminação
vivenciadas pelos sujeitos trans na escola e também na universidade. Destacam-se,
também, as narrativas de luta e resistência que se insurgem em face das injustiças
sofridas naqueles contextos. No segundo eixo, são observados os impedimentos ao
direito de usar o nome nos espaços educacionais, bem como as restrições à
possibilidade de aparecer, que são elementos oriundos de processos cisnormativos
e, por isso, questionados. No último eixo, é trabalhado o tema da inabitabilidade de
certos espaços, como os banheiros, as salas de aula, os locais de práticas de
estágio. Percebeu-se que a possibilidade de habitar ou não determinado espaço
depende das condições de reconhecimento a que estão submetidos os sujeitos
trans. Nas considerações finais, observou-se que o reconhecimento dos lugares de
vulnerabilidade pode ser um caminho para produzir um outro tipo de narrativa na
educação: as narrativas coabitadas. Nesse âmbito, emerge a reflexão sobre o que
os sujeitos trans podem ensinar à Educação e como é possível aproveitar a potência
de tais processos.
Collections
The following license files are associated with this item: