Educação infantil conveniada: “uma terra com muitos donos”
Resumo
Esta pesquisa trata das relações público/privado no contexto da Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria – RS. Pretende-se ao longo da escrita, apresentar e dialogar a respeito das estratégias estabelecidas para ampliação de vagas na Educação Infantil bem como dos conveniamentos estabelecidos no município, por meio de reflexões a respeito do contexto econômico brasileiro, do enxugamento das despesas e obrigações do Estado e da redefinição do papel desse. Nesse contexto, uma das formas de firmar parceria é através dos convênios, que se concretizam por termos de cooperação com a cedência do espaço para a prefeitura e por compra de vagas em escolas privadas e filantrópicas. Os conveniamementos são uma maneira de ―desresponsabilizar‖ o Estado perante suas obrigações com a educação das crianças pequenas, passando a responsabilidade para a instituição conveniada, assim fortalecendo uma relação baseada na lógica capitalista neoliberal. A metodologia é de abordagem qualitativa, todavia fazemos uso de dados numéricos, mas não dando enfoque a eles e sim a compreensão destes dentro de um determinado contexto (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009). Os instrumentos metodológicos foram entrevistas semiestruturadas, análise documental e Estado do Conhecimento. Por fim, é bastante evidente que os movimentos do governo municipal são no sentido de ―cortar/reduzir‖ despesas com a população mais carente da Educação Infantil. O que acarreta um contexto de ―gastos‖ na compra de vagas e desperdício de recursos públicos que poderiam ser utilizados para a expansão e melhoria nos atendimentos nas escolas públicas de Educação Infantil.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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