Antecedentes dos comportamentos de cidadania organizacional: um estudo com trabalhadores do conhecimento da área de TI
Resumo
O interesse sobre os estudos de Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO) tem ganhado espaço em diversas áreas temáticas, tais como Administração, Ciência da Computação, Sociologia, Comunicação, Enfermagem, etc. Tal relevância se justifica pelo fato de que CCO estão cada vez mais embutidos no tecido das organizações, como aponta Podsakoff et al. (2009). Organ (1988) definiu CCO como comportamentos discricionários que não são exigidos formalmente por parte da empresa. O objetivo geral deste estudo foi analisar a influência do Suporte Social no Trabalho (SST) e da Confiança Interpessoal (CI) sobre os CCO a partir da perspectiva dos trabalhadores do setor de Tecnologia da Informação (TI). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo do tipo survey, com metodologias quantitativas para a apuração dos resultados, bem como para as análises. Inicialmente, realizou-se a validação do instrumento de CCO e CI para trabalhadores do conhecimento com 18 especialistas, sendo possível perceber que o instrumento é adequado para o contexto estudado. Em seguida, realizou-se a aplicação da pesquisa com 352 colaboradores pertencentes a 41 empresas de diversos estados do Brasil. Os dados obtidos foram analisados com apoio do software SPSS a fim de executar testes estatísticos de correlações entre os construtos e a análise de regressão para verificar a influência do SST e CI sobre o CCO. Os principais resultados encontrados demonstraram que há influência positiva do SST e da CI sobre os CCO. Além disso, foi possível perceber que para o construto CCO, para os colaboradores do setor de TI, foi o fator voz foi o mais identificado. Com relação ao SST, os fatores mais evidenciados foram o suporte instrumental e, com relação à CI, o fator com maior percepção foi a confiança nos superiores. Para a correlação entre CCO e CI, os fatores com maior destaque foram Ajuda e Confiança nos Superiores; para os construtos CCO e SST, os fatores Ajuda e Suporte Instrumental obtiveram a maior carga; em seguida, a correlação entre SST e CI apresentou as maiores cargas nos fatores Suporte Emocional e Confiança nos Colegas. As análises de regressão múltiplas revelaram que o modelo com maior poder de explicação foi representado pela variável Ajuda, cuja variância foi explicada em 29,8% pelas variáveis Suporte Instrumental e Confiança nos Colegas e Confiança no Superior, seguido do modelo representado pela variável Virtude Cívica, com variância de 20,2%, explicada também pelo Suporte Instrumental e a Confiança nos Colegas. Este estudo possibilitou compreender as interações entre os três construtos, contribuindo por apresentar um novo olhar sobre as temáticas abordadas, bem como sugerir novas estratégias aos gestores de organizações do setor de tecnologia da informação.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: