Aprendizagem da língua inglesa mediada pelo smartphone
Resumo
Este artigo tem como base uma investigação em torno da influência do uso da ferramenta
smartphone e do aplicativo WhatsApp no processo de construção do conhecimento da língua inglesa
e envolve um grupo de estudantes, maiores de idade, do Curso Técnico em Administração do
Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, escola pública do município de Três de Maio, interior
do estado do Rio Grande do Sul. Com este estudo busca-se avaliar as relações coletivas de
aprendizagem e em que medida ferramentas de tecnologia são instrumentos de apoio eficazes para o
aprendizado da língua inglesa. A pesquisa bibliográfica é utilizada com o objetivo de fundamentar o
conhecimento teórico a respeito da área estudada. A metodologia aplicada é a pesquisa-ação com
abordagem qualitativa e quantitativa, que visa compreender o comportamento dos participantes na
pesquisa. Para a coleta de dados parte-se da observação direta dos participantes durante o decorrer
das aulas, sendo ainda realizadas entrevistas com questões objetivas. Um experimento é realizado
em sala de aula, com atividades em língua inglesa desenvolvidas durante o estudo, que são
postadas no grupo de WhatsApp, em que estudantes e professora participam. Isto confirma a
contribuição positiva da TIC no aprendizado e na interação entre os participantes e permite
reconhecer recursos tecnológicos digitais como ferramentas que redimensionam o cenário
pedagógico, ampliam as oportunidades educacionais e alteram os paradigmas da construção do
conhecimento.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: