Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo
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2019-07-31Metadatos
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Esta tese foi elaborada no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), envolta em um processo investigativo sobre a abordagem bioecológica da ambiência escolar rural da Educação Infantil, incluindo a construção colaborativa de novas pedagogias para a educação escolar do campo. Ao fazer parte deste contexto como docente e frente a novos desafios, percebi a necessidade de pensar e construir uma proposta voltada para a Educação Infantil do campo na EMEI objeto de investigação desta tese. Tendo como objetivo geral a busca em compreender as implicações da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, em uma abordagem bioecológica da ambiência escolar rural e consequente construção colaborativa de uma nova proposta pedagógica para a educação escolar do campo na educação infantil. Os objetivos específicos são: Elaborar o mapeamento bioecológico de uma ambiência escolar rural; levantar características identificadoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil como escola do campo; descrever os significados da escola do campo para a gestão pública e para a comunidade escolar; reconhecer as expectativas dos educadores atuantes na escola e necessidades de formação apontadas, além de explicitar as implicações bioecológicas e pedagógicas na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma escola do campo. No estado do conhecimento e no esboço da matriz teórico conceitual, aprofundamos os seguintes conceitos: O novo rural, Educação do/no campo, ambiência (trans)formativa, positiva, escolar, e bioecológica escolar. A pesquisa tem abordagem qualitativa em educação, mais precisamente um estudo de caso etnográfico fundamentado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER; MORRIS, 1999; BRONFENBRENNER; CECI, 1994; BRONFENBRENNER; EVANS, 2000; BRONFENBRENNER; MORRIS, 1998). Utilizamos como métodos de coleta das informações, observação do microssistema, que foi referente às crianças envolvidas na pesquisa, as entrevistas narrativas voltadas para os mesossistemas e exossistemas referentes aos pais, professores, diretores e equipe diretiva da SMED e o macrossistema referente à análise documental. Atendendo aos objetivos desta proposta de pesquisa, descrevemos uma metodologia para pesquisas com crianças em contexto escolar, em uma ambiência campesina, desenvolvendo o olhar aguçado e a escuta sensível na Inserção Ecológica de todos os protagonistas envolvidos no estudo. Ao encontro desta, construímos através da triangulação dos dados, o projeto político pedagógico da escola, bem como identificamos necessidades formativas que envolvem os professores e gestores da rede municipal do município de Santa Maria. Neste prisma, os resultados da pesquisa destacam significados importante para a continuação da formação docente.
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