Objetos de aprendizagem na educação infantil
Resumo
As tecnologias estão transpassando todas as fronteiras e chegaram na escola, alcançando todos os
níveis da Educação Básica. Com isso observamos que as utilizações planejadas destes recursos
podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Assim este Estudo tem como objetivo verificar os
benefícios que o uso de Objetos de Aprendizagem podem trazer para o processo de letramento na
educação infantil, através de um estudo de caso de caráter descritivo e abordagem qualitativa, com
crianças na faixa etária entre cinco e seis anos, de uma escola municipal em Santana do Livramento.
Objetos de Aprendizagem, são considerados recursos que fornecem assistência para a consolidação
do conhecimento. O letramento é uma fase importante, pois proporciona a criança o conhecimento da
função do código escrito. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica e da
aplicação de dois Objetos de Aprendizagem, mais especificamente em uma turma de pré-escola. Os
resultados da pesquisa evidenciaram os benefícios que o uso de Objetos de Aprendizagem trouxeram
para processo de letramento, bem como a possibilidade de utilização de Objetos de Aprendizagem
como instrumentos de avaliação lúdico.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: