Mostrar registro simples

dc.creatorFreo, Gabriela Favero
dc.date.accessioned2020-02-07T16:11:27Z
dc.date.available2020-02-07T16:11:27Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19525
dc.description.abstractThe research has as main objective to analyze and discuss the school performance of the students of the final years of elementary school of the EMEF João Gonçalves Vieira in the period of 2010-2017. As a thematic concern I assume the analysis of school performance from the perspective of the failure of schooling in the final years of elementary school. School failure is understood as a category of analysis that culminates in disapproval / retention, abandonmentt / avoidance, or infrequency. The effort of theoretical systematization on the subject contributes to the understanding of the phenomenon through the notes described in the school documents. For theoretical reasons, I align myself to the perspective of Patto (1988), Angelucci et al., (2004), Mello (1995), Machado (1994), Souza, M. (1991), Souza, D. (1991), Kramer e Leite (1996), in order to understand the institutional manifestation of school failure. As a methodological option, I link to Systemic Thinking based on Vasconcellos (2010), Pellanda (2009) and Maturana (1997) and use as a methodological contribution to Cartography, based on the Kastrup (2007). Deleuze and Guattari (1995) notes. The production of data is performed from the observationand analysis of the end of the year and class journals of the last seven years with the purporose of identifying and monitoring the recidivism of this process. In this way, I deepen the understanding about school failure, trying to relate it to the educacional context of the school; identify the average of achievement in the curricular components; and finally, to recognize some contingents that influence the low school performace. To analyze the data, I usedthe authors Charlot (2000, 2005, 2013), Meirieu (1998, 2000), Perrenoud (2000), Bossa (2008) Fernández (2013), Moojen (2009) and Bridi Filho and Bridi (2016). Basead on the analyses of the data, the elements of substance, emotional security, manifestation of behavior, relationship with daily life and the word of work, limits of the language and relation with knowledge are considered as contingents of school failure.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectSchool performanceeng
dc.subjectSchool failureeng
dc.subjectCartographyeng
dc.titleDesempenho escolar em uma escola no campo - contingentes do fracasso escolarpor
dc.title.alternativeSchool performance in a school in the field - contingents of school failureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como objetivo principal analisar e discutir o desempenho escolar dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da EMEF João Gonçalves Vieira no período de 2010 – 2017. Como preocupação temática assumo a análise do desempenho escolar sob a perspectiva do fracasso escolar nos anos finais do ensino fundamental. O fracasso escolar é aqui entendido como uma categoria de análise que culmina na reprovação/retenção escolar, abandono/evasão ou infrequência. O esforço de sistematização teórica acerca da temática contribui para a compreensão do fenômeno através dos apontamentos descritos nos documentos escolares. Para fundamentação teórica, me alinho a perspectiva de Patto (1988), Angelucci et al., (2004), Mello (1995), Machado (1994), Souza, M. (1991), Souza, D. (1991), Kramer e Leite (1996), para buscar compreender a manifestação institucional do fracasso escolar. Como opção metodológica, me vinculo ao Pensamento Sistêmico fundamentada em Vasconcellos (2010), Pellanda (2009) e Maturana (1997) e utilizo como aporte metodológico a Cartografia, a partir dos apontamentos de Kastrup (2007), Deleuze e Guattari (1995). A produção de dados é realizada a partir da observação e análise das atas de final de ano letivo e diários de classe dos últimos 7 anos com a finalidade de identificar e acompanhar as reincidências desse processo. Dessa forma, aprofundo a compreensão acerca do fracasso escolar, procurando relacioná-lo com o contexto educativo da escola; identificar a média de aproveitamento nos componentes curriculares; e, por fim, reconhecer alguns contingentes que influenciam para o baixo desempenho escolar. Para analisar os dados, utilizei os autores Charlot (2000, 2005, 2013), Meirieu (1998, 2002), Perrenoud (2000), Bossa (2008), Fernández (2013), Moojen (2009), e Bridi Filho e Bridi (2016). Com base na análise dos dados, constato como contingentes de fracasso escolar elementos relacionados à subsistência, segurança emocional, manifestação de comportamento, relação com a vida cotidiana e o mundo do trabalho, limites da linguagem e relação com o conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8914947342465602por
dc.contributor.referee1Caierão, Iara Salete
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5422454025923876por
dc.contributor.referee2Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0781049979015484por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International