Desempenho escolar em uma escola no campo - contingentes do fracasso escolar
Fecha
2019-07-11Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa possui como objetivo principal analisar e discutir o desempenho escolar dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da EMEF João Gonçalves Vieira no período de 2010 – 2017. Como preocupação temática assumo a análise do desempenho escolar sob a perspectiva do fracasso escolar nos anos finais do ensino fundamental. O fracasso escolar é aqui entendido como uma categoria de análise que culmina na reprovação/retenção escolar, abandono/evasão ou infrequência. O esforço de sistematização teórica acerca da temática contribui para a compreensão do fenômeno através dos apontamentos descritos nos documentos escolares. Para fundamentação teórica, me alinho a perspectiva de Patto (1988), Angelucci et al., (2004), Mello (1995), Machado (1994), Souza, M. (1991), Souza, D. (1991), Kramer e Leite (1996), para buscar compreender a manifestação institucional do fracasso escolar. Como opção metodológica, me vinculo ao Pensamento Sistêmico fundamentada em Vasconcellos (2010), Pellanda (2009) e Maturana (1997) e utilizo como aporte metodológico a Cartografia, a partir dos apontamentos de Kastrup (2007), Deleuze e Guattari (1995). A produção de dados é realizada a partir da observação e análise das atas de final de ano letivo e diários de classe dos últimos 7 anos com a finalidade de identificar e acompanhar as reincidências desse processo. Dessa forma, aprofundo a compreensão acerca do fracasso escolar, procurando relacioná-lo com o contexto educativo da escola; identificar a média de aproveitamento nos componentes curriculares; e, por fim, reconhecer alguns contingentes que influenciam para o baixo desempenho escolar. Para analisar os dados, utilizei os autores Charlot (2000, 2005, 2013), Meirieu (1998, 2002), Perrenoud (2000), Bossa (2008), Fernández (2013), Moojen (2009), e Bridi Filho e Bridi (2016). Com base na análise dos dados, constato como contingentes de fracasso escolar elementos relacionados à subsistência, segurança emocional, manifestação de comportamento, relação com a vida cotidiana e o mundo do trabalho, limites da linguagem e relação com o conhecimento.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: