dc.creator | Gervásio, João Roberto Ricalde | |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T11:56:44Z | |
dc.date.available | 2020-02-10T11:56:44Z | |
dc.date.issued | 2019-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19526 | |
dc.description.abstract | The use of a virtual learning environment (VLE) is fundamental to distance learning.
Different courses are offered in this modality, including language teaching, in order to
minimize geographical problems and to expand the possibilities of access to knowledge.
However, the difficulty is to create and adapt these virtual environments to the purpose of
each course, since most of them sometimes became unattractive to teachers and students, due
to the lack of resources, often resulting in not using it. Based on this, the aim of this study is
to investigate and implement a customized VLE for language teaching in distance learning
modality, with the purpose of enabling more interactive activities and also exploring
gamification strategies, expanding the possibilities for meaningful learning. This dissertation
was proposed to the Graduate Program in Networked Educational Technologies (PPGTER),
in the research line of development of networked educational technologies, and it reports a
case study with exploratory approach, in which questionnaires and interviews were applied in
order to collect data. From mapping the literature, we seek to foster data collection as a
support for decision making. The research was carried out with language professionals, the
first phase consisting of ninety-two subjects and the final phase by ten participants. The data
collected allowed us to customize the Moodle platform with BigBlueButton, H5P and Level
Up plugins/add on, as well as to propose instructional material, which was tested by language
professionals. Results indicate that the customized VLE for language teaching presents
essential tools that enhance the practice of essential language skills in distance learning and
the use of add-ons was successful to customize the VLE. In addition, the customization of
Moodle enabled teachers in initial and continuing education to develop more interactive
activities. The evaluators are satisfied with the diversity of tool options to be used in the
preparation of digital learning material, considering that the resources favor the teaching of
languages in a more dynamic and interactive way, besides promoting the meaningful learning,
as the add ons explore elements that make the students more active in their learning process.
As a product of this research we present an instructional material, in an e-book format, which
is attached to this dissertation, with guidelines on the use of selected plugin and examples of
adapted language activities in the Moodle environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Customização do moodle | por |
dc.subject | Plugins | por |
dc.subject | Ensino de línguas | por |
dc.subject | Modalidade a distância | por |
dc.subject | VLE | eng |
dc.subject | Plugin/Add on | eng |
dc.subject | Languages teaching | eng |
dc.subject | Distance modality | eng |
dc.subject | Digital learning material | eng |
dc.title | Investigação da customização da plataforma AVA “Moodle” para uso no ensino de línguas a distância | por |
dc.title.alternative | Research on customization of AVA “Moodle” platform for use in distance language teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem AVA, tem sido constantemente
empregado como suporte ao ensino a distância, pois serve como apoio as atividades por
intermédio da internet. Diferentes cursos são ministrados nessa modalidade, incluindo o
ensino de línguas, com o intuito de minimizar os problemas geográficos e ampliar as
possibilidades de acesso ao conhecimento. Porém, a dificuldade de criação e adaptação desses
ambientes ao propósito de cada curso torna o ambiente pouco atrativo aos professores e
alunos, devido à escassez de recursos, resultando, muitas vezes, no desinteresse por sua
utilização. Em vista disso, o objetivo deste estudo é a investigação e a implementação de uma
estrutura customizada do AVA Moodle para o ensino de línguas na modalidade EAD, com a
finalidade de possibilitar atividades mais interativas e que, também, explore as estratégias de
gamificação, ampliando as possibilidades para a aprendizagem significativa em EAD. A
presente dissertação foi proposta junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede (PPGTER), na linha de pesquisa desenvolvimento de tecnologias
educacionais em rede, e reporta um estudo de caso com abordagem exploratória, aplicação de
questionários diagnósticos e entrevistas. A partir do mapeamento da literatura, buscamos
fomentar a coleta de dados como apoio para a tomada de decisão. A investigação foi realizada
com profissionais da área de línguas, sendo a primeira fase constituída por noventa e dois
sujeitos e as fases finais por dez participantes. Os dados coletados nos permitiram customizar
a plataforma Moodle com os plugins BigBlueButton, H5P e Level Up, bem como propor um
material instrucional, o qual foi submetido à testagem por profissionais da área de línguas.
Resultados indicam que o AVA customizado para o ensino de línguas apresenta ferramentas
que potencializam a prática de habilidades linguísticas essenciais na modalidade a distância,
sendo a adição dos plugins bem sucedida. Além disso, a customização do Moodle propiciou
aos professores em formação inicial e continuada a elaboração de atividades mais interativas.
Os avaliadores mostram-se satisfeitos com a diversidade de opções de ferramentas para serem
utilizadas na preparação do material didático, considerando que os recursos favorecem o
ensino de línguas de modo mais dinâmico e interativo, além de promover a aprendizagem
significativa, visto que os plugins exploram elementos que tornam o aluno mais ativo em seu
processo de aprendizagem. Como produto desta pesquisa apresentamos um material
instrucional, no formato de e-book, que encontra-se em anexo a esta dissertação, com
orientações sobre o uso dos plugins selecionados e exemplos de atividades de línguas
adaptadas no ambiente Moodle. | por |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Susana Cristina dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3804571013104935 | por |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee2 | Bottentuit Junior, João Batista | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4828197220419425 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3896532509230218 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |