Investigação da customização da plataforma AVA “Moodle” para uso no ensino de línguas a distância
Fecha
2019-08-30Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem AVA, tem sido constantemente
empregado como suporte ao ensino a distância, pois serve como apoio as atividades por
intermédio da internet. Diferentes cursos são ministrados nessa modalidade, incluindo o
ensino de línguas, com o intuito de minimizar os problemas geográficos e ampliar as
possibilidades de acesso ao conhecimento. Porém, a dificuldade de criação e adaptação desses
ambientes ao propósito de cada curso torna o ambiente pouco atrativo aos professores e
alunos, devido à escassez de recursos, resultando, muitas vezes, no desinteresse por sua
utilização. Em vista disso, o objetivo deste estudo é a investigação e a implementação de uma
estrutura customizada do AVA Moodle para o ensino de línguas na modalidade EAD, com a
finalidade de possibilitar atividades mais interativas e que, também, explore as estratégias de
gamificação, ampliando as possibilidades para a aprendizagem significativa em EAD. A
presente dissertação foi proposta junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede (PPGTER), na linha de pesquisa desenvolvimento de tecnologias
educacionais em rede, e reporta um estudo de caso com abordagem exploratória, aplicação de
questionários diagnósticos e entrevistas. A partir do mapeamento da literatura, buscamos
fomentar a coleta de dados como apoio para a tomada de decisão. A investigação foi realizada
com profissionais da área de línguas, sendo a primeira fase constituída por noventa e dois
sujeitos e as fases finais por dez participantes. Os dados coletados nos permitiram customizar
a plataforma Moodle com os plugins BigBlueButton, H5P e Level Up, bem como propor um
material instrucional, o qual foi submetido à testagem por profissionais da área de línguas.
Resultados indicam que o AVA customizado para o ensino de línguas apresenta ferramentas
que potencializam a prática de habilidades linguísticas essenciais na modalidade a distância,
sendo a adição dos plugins bem sucedida. Além disso, a customização do Moodle propiciou
aos professores em formação inicial e continuada a elaboração de atividades mais interativas.
Os avaliadores mostram-se satisfeitos com a diversidade de opções de ferramentas para serem
utilizadas na preparação do material didático, considerando que os recursos favorecem o
ensino de línguas de modo mais dinâmico e interativo, além de promover a aprendizagem
significativa, visto que os plugins exploram elementos que tornam o aluno mais ativo em seu
processo de aprendizagem. Como produto desta pesquisa apresentamos um material
instrucional, no formato de e-book, que encontra-se em anexo a esta dissertação, com
orientações sobre o uso dos plugins selecionados e exemplos de atividades de línguas
adaptadas no ambiente Moodle.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: