Itinerâncias e trânsitos no Colégio Militar de Santa Maria (RS): sobre experiências com diários visuais e/ou textuais
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2019-08-08Metadatos
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Esta tese aborda um fenômeno constituinte de um sistema de ensino singular no Brasil: as itinerâncias e os trânsitos de estudantes do Ensino Médio do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). A questão de pesquisa delineou-se por compreender como se configuram os trânsitos vivenciados pelos estudantes itinerantes do Ensino Médio do Colégio Militar de Santa Maria/SCMB, a partir de narrativas visuais e textuais produzidas na docência de uma professora-pesquisadora do ensino de Arte/Artes Visuais junto a estudantes itinerantes (IT) e não itinerantes (NIT). O objetivo geral foi investigar quais e como as experiências vividas nas itinerâncias da cultura de trânsitos podem constituir potencial de inserção do estudante itinerante no espaço escolar do CMSM/SCMB. Especificamente, a pesquisa buscou apresentar quais são os espaços de trânsitos, bem como o trajeto experiencial vivido e/ou produzido pelos estudantes itinerantes do CMSM e o que estes contemplam sobre a inserção dos estudantes IT no Colégio Militar de Santa Maria/SCMB; e problematizar as narrativas produzidas nos diários visuais e/ou textuais dos estudantes itinerantes e não itinerantes como partícipes da cultura de trânsitos. O estudo teve aporte teórico ancorado em conceitos de itinerância e trânsitos, por meio dos autores como Michel Certeau (2014) e Michel Onfray (2009), junto aos conceitos de experiência e narrativa de Walter Benjamin (1984, 1987, 1989, 1995, 2002, 2009, 2011). A abordagem metodológica narrativa foi orientadora do processo de pesquisa, com inspiração em Walter Benjamin (1987), seu conceito de experiência, da figura do flâneur e do viajante colecionador. Além desses autores foram estabelecidos diálogos com Martins (2009), Martins e Tourinho (2017) e Hernández (2007), no intuito de pensar a visualidade em diários visuais e/ou textuais. Os achados de pesquisa decorrem de textos, imagens, sensações, pensamentos e memórias presentificadas na produção dos diários visuais e/ou textuais (CARDONETTI; OLIVEIRA, 2015) dos estudantes do Ensino Médio do CMSM. O texto da tese é apresentado em quatro capítulos, os quais nomino de ‘estações’. Constatou-se, a partir das narrativas em diários visuais e/ou textuais, que os espaços de trânsitos constituem potencial de inserção do estudante IT, por meio do que configuramos como trajetos experienciais. O trajeto experiencial e os espaços de trânsitos apontaram o valor do encontro com o saber de passagem e da provisoriedade; saberes que emergem neste estudo entre os caminhos da arte, da educação e da cultura de trânsitos. A análise está fundamentada no conceito de passagem de Benjamin (2009), utilizada para compor a noção de ‘paragem’. O conceito de paragem decorre da percepção dos trajetos experienciais entre IT e NIT. A tese apresenta cinco paragens: Paragem caminhos ruínas; Paragem trilhos interrompidos; Paragem estradas desvios; Paragem ruas intermediárias; Paragem corredores labirínticos. Neste entendimento, a tese da tese pauta-se em apontar que a itinerância e a provisoriedade vivida em trajetos experienciais no SCMB constituem o movimento sobre a qual os estudantes IT e NIT do CMSM constroem sua inserção na escola. É na transitoriedade que se encontram seus processos de travessias, entrepostos de uma tradição que se perpetua e de uma mobilidade necessária, que emergem os espaços de trânsitos tecidos.
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