O uso do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis uma proposta para o ensino da função quadrática
Resumen
Este trabalho aborda como tema central o desenvolvimento de uma proposta didática para o ensino da Função Quadrática utilizando o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis como os smartphones e tablets. Os objetivos foram selecionar e conhecer trabalhos acadêmicos já realizados, que são correlatos ao ensino da Função Quadrática e o uso do GeoGebra para, assim, elaborar uma proposta didática para o estudo da Função Quadrática utilizando o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis e, por fim, analisar as potencialidades e limitações destes recursos no ensino e aprendizagem da Função Quadrática. O trabalho foi norteado por uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Inicialmente, o trabalho apresenta os referenciais teóricos que embasaram a pesquisa, quando reflete sobre o ensino da Matemática e o uso das tecnologias, o estudo da Função Quadrática, o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator e as tecnologias móveis. Na sequência, apresenta como resultados os trabalhos correlatos selecionados, descreve a proposta didática e faz a avaliação desta proposta. A pesquisa revelou que o aplicativo GeoGebra possibilita a realização de diversas atividades com inúmeras vantagens como a análise de gráficos de forma dinâmica, que podem contribuir no processo de aprendizagem do aluno, provocando interesse, motivação, melhor visualização dos processos e compreensão no estudo da Função Quadrática.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: