A política de educação bilíngue na produção dos discursos curriculares em escolas de surdos
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação Especial . A pergunta que mobilizou a pesquisa foi “Como são produzidos os currículos para as escolas de surdos, a partir de uma determinada ordem discursiva, que denominamos de educação bilíngue?”. Como lócus de investigação, foi realizado um recorte no projeto guarda-chuva “Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue”, desenvolvido por três universidades do Rio Grande do Sul. O olhar investigativo consistiu em conhecer os discursos curriculares de três escolas que compuseram o projeto. Entre as escolas, estão: a Escola Municipal Especial Helen Keller; a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser; e Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos. Com a intenção de responder as problematizações desse estudo, tomou-se como corpus empírico alguns documentos legais que dão conta da emergência da educação bilíngue para surdos no Brasil, entre esses: o Decreto 5.626 que regulamenta a Lei 10.436, a Base Nacional Comum Curricular, o Plano Nacional de Educação – Meta 4. Ainda foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos, Regimentos Escolares, registros das entrevistas realizadas com professores e estudantes e as observações do cotidiano escolar dos contextos citados anteriormente, registrados em forma de diário de campo. Para fins de organização analítica e das problematizações do referido estudo elegi as perspectivas teórico/metodológicas dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos procurando articular as noções de práticas discursivas na matriz da educação bilíngue. Evidenciou-se após a pesquisa, que a educação bilíngue, nos contextos investigados, configura-se a partir do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais como também a ênfase de que a escola especifica para a educação de surdos, se configura como um local constituidor de identidades e subjetividades surdas. Também, analisou-se que a área da Educação Especial, está presente em todos os locais investigados, desenvolvendo um trabalho significativo para a constituição das escolas de surdos e dos estudantes que a frequentam. Com esses anúncios entende-se que são estes os principais discursos que vem conformando as formas de organização curricular destas escolas.
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