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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorPedrozo, Gabriela Orengo
dc.date.accessioned2020-02-12T14:16:07Z
dc.date.available2020-02-12T14:16:07Z
dc.date.issued2019-08-28
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19560
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study presents a reflection on the management of special education practices practiced in regular schools, considering the context of Inclusive Education and aims to analyze possible implications of the diagnosis on special education practices from the medicalization discourses. It arises from concerns about the medicalization of students and about the impacts that the production of diagnoses can have on the lives of the subjects, produced during my academic career in the Special Education - Day Course, at the Center of Education of the Federal University of Santa Maria (UFSM). These concerns continued to mobilize me to study and brought me to the Specialization Course in Educational Management - CEGE/UFSM. The analytical materiality of the study was structured based on an interview with a special education teacher, from a private school in Santa Maria/RS. At the end of the analyzes, built from the poststructuralist theoretical framework, I understand that the medicalization discourses that have been constituted as a governing mechanism in contemporary society, end up producing in the school the individualization of problems that are collective and, thus, making behaviors ill. whose causes are often social rather than organic. In this context, special education may end up focusing its practice from the need for clinical referrals that may result in medical diagnoses and prescriptions, which would weaken the look we need to direct to the subject and his or her unique life histories if we are to understand it. to enhance your learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEscola comumpor
dc.subjectMedicalizaçãopor
dc.subjectDiagnósticospor
dc.subjectPráticas inclusivaspor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectCommon schooleng
dc.subjectMedicalizationeng
dc.subjectDiagnosticseng
dc.subjectInclusive practiceseng
dc.titlePossíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especialpor
dc.title.alternativePossible implications of diagnostic production in special education practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma reflexão sobre a gestão das práticas de educação especial exercidas na escola regular, considerando o contexto da Educação Inclusiva e tem por objetivo analisar possíveis implicações do diagnóstico nas práticas de educação especial a partir dos discursos de medicalização. Surge a partir de inquietações quanto à medicalização de alunos e sobre os impactos que a produção de diagnósticos pode provocar na vida dos sujeitos, produzidas durante minha trajetória acadêmica no curso de Educação Especial – Diurno, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tais inquietações permaneceram me mobilizando a estudar e me trouxeram ao Curso de Especialização em Gestão Educacional – CEGE/UFSM. A materialidade analítica do estudo foi estruturada a partir de entrevista realizada com uma professora de educação especial, de uma escola particular da rede regular de ensino do município de Santa Maria/RS. Ao término das análises, construídas a partir do referencial teórico pós-estruturalista, entendo que os discursos da medicalização que têm se constituído como mecanismo de governamento na sociedade contemporânea, acabam produzindo na escola a individualização de problemas que são coletivos e, assim, adoecendo comportamentos cujas causas são muitas vezes sociais e não orgânicas. Nesse contexto, a educação especial pode acabar centrando sua prática a partir da necessidade dos encaminhamentos clínicos que podem resultar em diagnósticos e prescrições médicas, o que fragilizaria o olhar que precisamos direcionar para o sujeito e suas singulares histórias de vida, se quisermos compreendê-lo para potencializar suas aprendizagens.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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