A edificação da escola no espaço negado do sonho: um estudo na formação de professores surdos
Resumo
Este trabalho descreve a pesquisa realizada com dois professores surdos sobre as representações e significados construídos a partir de suas vivências na escola e nos processos de formação, inserindo-se na linha de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O Imaginário Social é a possibilidade de releitura da realidade sobre aspectos instituídos e instituintes da sociedade. Neste trabalho, essa foi a teoria que subsidiou principalmente um olhar mais aproximado sobre a educação de surdos, pinçando elementos que a comunidade surda demonstra através de suas representações sociais. Os sujeitos da pesquisa foram duas lideranças surdas da cidade de Lajeado/RS, em formação docente inicial, durante o curso Normal, em uma escola regular. A investigação que se instaurou teve como objetivo conhecer o processo de formação de professores surdos para atuarem junto a escola que busca edificar, a partir de transformações instituintes no quadro educacional, uma escola com alunos surdos. A metodologia que mais se adequou, aproveitando a riqueza das experiências dos sujeitos colaboradores, foi a História Oral, pois oportunizou a análise das suas Histórias de Vida, bem como a de materiais por eles trazidos como fotografias, filmagens, reportagens de jornal, cadernos escolares e relatórios de estágio. Com esta investigação, foi constatado que a escola que os surdos sonham edificar deve contar com pilares como: a formação de professores surdos que tenham, em suas práticas diárias, o uso de um currículo que privilegie aspectos culturais e sociais conquistados no Movimento Surdo, bem como destreza e fluência no uso da Língua de Sinais, distinguindo, na avaliação por eles feita, a diferença que cada aluno traz para a sala de aula e, ao mesmo tempo, a identidade que os agrega como comunidade surda. Por fim, primar por uma educação de qualidade que deixe para trás índices de analfabetismo e marginalização.
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