Pausas de cultura física aplicada aos estudantes: possíveis contribuições à gestão escolar
Abstract
A Gestão Escolar, entendida como enfoque de atuação, torna-se um meio e não um fim porque foca a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, desenvolvendo-lhes competências necessárias para viver em sociedade. Este estudo, portanto, tem como objetivo investigar as contribuições da ginástica laboral na escola, constituída de Pausas de Cultura Física, para a Produtividade do Trabalho Intelectual dos alu-nos e para a Gestão Escolar. A pesquisa contou com 147 participantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Escola Esta-dual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte - Sarandi/RS. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem quanti-qualitativa. Para a coleta das informações realizou-se a aplicação do teste “Prova Corrigida Simples” aplicada antes e imediatamente após a realização de uma sessão de Pausa de Cultura Física com duração de cinco (5) mi-nutos. Os resultados analisados mostraram que as Pausas de Cultura Física propor-cionam benefícios significativos na Produtividade do Trabalho Intelectual dos alunos, evidenciando, assim, a possibilidade da utilização dessas pausas pela equipe gesto-ra da escola como alternativa colaboradora na organização de um ambiente escolar propício à aprendizagem.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]