O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
Resumen
O presente estudo insere-se na temática da gestão escolar, tendo como foco a
atuação de diretores escolares de duas escolas da rede pública municipal de
educação de Fortaleza, no Estado do Ceará, com vistas a ressaltar práticas que
promovam a melhoria da qualidade educacional das escolas nas quais estes
diretores trabalham. O objetivo é contribuir para a reflexão em torno do papel e da
atuação de diretores escolares, procurando delinear práticas significativas para a
promoção da melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Nosso
entendimento é que o trabalho do diretor escolar é extremamente complexo, pois
abrange planejamento, liderança, coordenação, mediação, monitoramento e
avaliação das ações internas da escola e sua relação com a comunidade, além da
sua articulação com os setores oficiais da gestão educacional, para garantir a
efetividade educacional na promoção da aprendizagem e formação dos alunos. A
questão central do estudo se constituiu no seguinte problema: Como a atuação do
diretor escolar interfere no rendimento do processo pedagógico? O estudo
pretendeu aferir as concepções e as ações empreendidas pelos diretores escolares,
das escolas selecionadas, para imprimir qualidade com vistas à promoção de
experiências de formação de seus alunos. Utilizando a abordagem qualitativa e a
estratégia do estudo de caso, e fazendo uso de observações diretas e entrevistas
semi-estruturadas, os resultados apontaram que a boa condução dos conflitos e
problemas que se apresentam diariamente na escola, além de um bom
relacionamento com a comunidade escolar, são fatores significativos para que a
dimensão pedagógica da escola seja trabalhada de forma coletiva e com o objetivo
de fazer os alunos aprenderem com qualidade. A pesquisa apontou, ainda, que
apesar dos avanços e das discussões em torno da gestão escolar democrática, que
ressalta o papel do diretor escolar como mediador dos processos escolares, ainda
persiste a concepção de que a função do diretor escolar restringe-se à função
administrativa, sendo que é nesta dimensão que as diretoras pesquisadas mais se
detêm em suas funções diárias, ficando o pedagógico em segundo plano.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [983]