Avaliações relacionadas ao desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física nos anos iniciais
Resumo
As experiências motoras devem estar presentes no dia-a-dia das crianças e são representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras. Entretanto, grande parte das escolas publicas não tem professor de educação física para os Anos Iniciais e portanto, quem trabalha os conteúdos da disciplina de educação física é o unidocente. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o desenvolvimento motor das crianças que tem aulas de educação física com professor especializado e das que tem aula com unidocente. Fizeram parte da população do estudo alunos dos Anos Iniciais das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do município de Manoel Viana, RS. O grupo de estudos foi composto de 2 grupos: um com 14 participantes, que tinha professor especializado para ministrar as aulas de educação física e outro com 19 alunos, em que as aulas de educação física eram ministradas pelo unidocente. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de subteste 1 , subteste 3 e subteste 5 do Bruininks e Oseretsky Test Of Motor Proficiency – Forma Curta de 14 ítens e os resultados foram analisados através de estatística descritiva e Teste t de Student para se comparar os dados obtidos entre os 2 grupos, sendo adotado um nível de significância de 5%. Observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre as idades dos grupos de alunos das diferentes escolas comparadas, e que os resultados dos somatórios dos testes de desenvolvimento motor aplicados em ambos os grupos, não apresentaram diferença estatisticamente significante. Concluiu-se que para este grupo de estudos, não houve diferença estatisticamente significativa entre performance motora dos alunos que tinham aulas de educação física com professor especializado e os que tinham aulas de educação física com unidocente.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: