História indígena para o ensino médio
Resumo
Apesar da sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à diversidade
cultural como um tema transversal, bem como a Lei Federal n.11.465 (10 mar. 2008) que
obriga o ensino dos povos indígenas na formação da sociedade nacional, essas temáticas ainda
são pouco trabalhadas nas escolas e nos meios acadêmicos. Mesmo em disciplinas com
relação supostamente mais direta com estas temáticas, como História, por exemplo, os povos
indígenas brasileiros são pouco estudados e ainda vinculados ao período colonial. Atualmente
temos diversas tribos que ocupam os espaços urbanos e não são reconhecidas pela sociedade
como “índios verdadeiros”. Muitos deles- ocupam os bancos escolares e ocultam sua
ascendência por vergonha dos demais colegas que ignoram a complexidade de formação
social das localidades nas quais estão inseridos, considerando os indígenas como “outros”. O
presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de história indígena, através da
abordagem do patrimônio e memória, aplicada a alunos de ensino médio de duas escolas
(E.E.E.M. Capão Novo, RS e E.E.E..M. Açorianos, Viamão, RS), durante os anos de 2014 e
2015, baseada em oficinas temáticas articuladas aos Seminários de Integração. As oficinas
proporcionaram o estudo de temáticas como populações indígenas, diversidade cultural,
formação social e educação patrimonial.
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