Estudo de viabilidade econômica e socioambiental do etanol super-hidratado como combustível para mobilidade e geração de energia
Fecha
2019-03-11Metadatos
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Combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, são largamente empregados como fonte primária de energia para a mobilidade e geração estacionária de energia elétrica. Tal utilização, entretanto, tem impacto negativo nas emissões de gases de efeito estufa (Greenhouse Gases – GHG), além de manter a dependência energética sobre fontes não renováveis e poluentes. Nesse contexto, os biocombustíveis, como etanol e biodiesel, são alternativas viáveis, tendo como benefícios a preservação dos recursos naturais e mitigação dos GHG. No Brasil, o principal biocombustível comercializado é o etanol (94% álcool etílico e 6% de água), produzido a partir da cana-de-açúcar, dado o clima e tecnologias adequadas ao seu cultivo. Dentre as etapas de produção do etanol combustível estão a destilação e a desidratação, em que a água é gradativamente removida da solução, de modo a se aumentar a concentração final de etanol. Em função das condições físicas da mistura, o consumo energético deste processo produtivo aumenta drasticamente a medida em que se almeja maiores concentrações de etanol em água, particularmente acima de 80%. Isso torna o processo produtivo do etanol combustível mais oneroso em comparação a produção de misturas etanol-água menos nobres, como aquelas com 70% e 80% de etanol. Portanto, com base nessa atual desvantagem do processo de obtenção do etanol combustível, a presente pesquisa explora os fatores que interferem na utilização de misturas etanol-água mais diluídas, aqui referido como etanol super-hidratado, de modo a se reduzir os custos de produção do combustível e torná-lo mais competitivo em relação aos combustíveis fósseis atualmente empregados na mobilidade e geração de energia. Através de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo sobre o assunto, são analisados dados referentes aos custos de produção e transporte do etanol super-hidratado. Foi aplicado também questionário com especialistas a fim de melhor elencar os fatores críticos de sucesso na viabilidade do etanol super-hidratado. Ainda, são utilizados elementos da abordagem multicritério Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP) para apoio a decisão, a fim de se avaliar os critérios que interferem na produção, comercialização e distribuição do etanol super-hidratado como combustível. Ao utilizar este método multicritério, reduz-se a incerteza sobre os critérios analisados, buscando hierarquiza-los, para melhor avaliar a viabilidade do etanol super-hidratado. Como resultado, chegou-se à conclusão de que os critérios técnico e financeiro são os mais relevantes em uma análise de viabilidade do etanol super-hidratado como combustível.
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