Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
Resumen
Esta pesquisa de caráter qualitativo procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e
adultos, os saberes docentes e a gestão educacional. Teve como sujeitos de pesquisa os
professores da educação de jovens e adultos, das séries finais do ensino fundamental, da rede
municipal de Sapucaia do Sul (RS). Para a coleta dos dados empíricos foi utilizada a técnica
da aplicação de questionários, junto a 35 professores da referida rede. A investigação teve
como objetivo geral mapear os saberes utilizados em suas aulas pelos docentes da EJA que
atuam na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) nas séries finais do ensino fundamental da
educação básica. Teve como hipótese de trabalho a afirmativa que ‘o saber da ação
pedagógica é o mais necessário à profissionalização do ensino, contudo o menos desenvolvido
e explicitado em estudos científicos’. Como resultado, observou-se que diversos saberes
docentes estão presentes na prática de sala de aula do professor da educação de jovens e
adultos, não sendo possível afirmar que o saber da ação pedagógica é o mais importante
dentre os saberes, embora seja um dos menos publicizado em pesquisas científicas. Cabe à
gestão educacional ter um olhar diferenciado sobre o professor da educação de jovens e
adultos para que os objetivos esperados para esta modalidade de ensino sejam plenamente
atingidos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [987]