Mostrar registro simples

dc.creatorAngelin, Arlindo Moacir
dc.date.accessioned2020-03-03T19:07:15Z
dc.date.available2020-03-03T19:07:15Z
dc.date.issued2019-08-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19712
dc.description.abstractIn this paper we elaborate and apply a proposal of activities for students of the 9th grade of Elementary School with the objective of making the study of Geometry more attractive and significant. The contents worked were Similarity of Triangles, Tales’ Theorem and homotheties. We use similarity of triangles to solve practical problems as inaccessible height calculation. The technique used in this paper was the problem solving proposed by Polya (POLYA, 2006). In addition, we use GeoGebra software in several activities involving cases of triangle similarity. Finally, we performed a practical activity involving the classic problem of the Eupaline tunnel (RODRIGUES, 2010). The application of the proposal provided students leading situations, creating a significant increase in knowledge gained in relation to the properties studied.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeorema de Talespor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectAplicações práticaspor
dc.subjectProtagonismo do alunopor
dc.subjectTales theoremeng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectPractical applicationseng
dc.subjectProtagonism of the studenteng
dc.titleSemelhança de triângulos: atividades práticas com o auxílio do geogebrapor
dc.title.alternativeTriangle similarity: practical activities with geogebra aideng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho elaboramos e aplicamos uma proposta de atividades para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de tornar o estudo da Geometria mais atrativo e significativo. Os conteúdos trabalhados foram Semelhança de Triângulos, Teorema de Tales e homotetias. Utilizamos semelhança de triângulos para resolver problemas práticos como o cálculo de alturas inacessíveis. A técnica empregada foi a Resolução de Problemas, proposta por Polya (POLYA, 2006). Além disto, utilizamos o software GeoGebra em diversas atividades envolvendo os casos de semelhança de triângulos. Finalmente, realizamos uma atividade prática envolvendo o clássico problema da construção do túnel de Eupalinos. (RODRIGUES, 2010). A aplicação da proposta proporcionou aos alunos situações de protagonismo, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos em relação às propriedades estudadas.por
dc.contributor.advisor1Pansonato, Claudia Candida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048965212765046por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.contributor.referee2Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.creator.LattesSem currículo lattes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International