dc.creator | Angelin, Arlindo Moacir | |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T19:07:15Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T19:07:15Z | |
dc.date.issued | 2019-08-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19712 | |
dc.description.abstract | In this paper we elaborate and apply a proposal of activities for students of the 9th grade of Elementary School with the objective of making the study of Geometry more attractive and significant. The contents worked were Similarity of Triangles, Tales’ Theorem and homotheties. We use similarity of triangles to solve practical problems as inaccessible height calculation. The technique used in this paper was the problem solving proposed by Polya (POLYA, 2006). In addition, we use GeoGebra software in several activities involving cases of triangle similarity. Finally, we performed a practical activity involving the classic problem of the Eupaline tunnel (RODRIGUES, 2010). The application of the proposal provided students leading situations, creating a significant increase in knowledge gained in relation to the properties studied. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teorema de Tales | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Aplicações práticas | por |
dc.subject | Protagonismo do aluno | por |
dc.subject | Tales theorem | eng |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Practical applications | eng |
dc.subject | Protagonism of the student | eng |
dc.title | Semelhança de triângulos: atividades práticas com o auxílio do geogebra | por |
dc.title.alternative | Triangle similarity: practical activities with geogebra aid | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho elaboramos e aplicamos uma proposta de atividades para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de tornar o estudo da Geometria mais atrativo e significativo. Os conteúdos trabalhados foram Semelhança de Triângulos, Teorema de Tales e homotetias. Utilizamos semelhança de triângulos para resolver problemas práticos como o cálculo de alturas inacessíveis. A técnica empregada foi a Resolução de Problemas, proposta por Polya (POLYA, 2006). Além disto, utilizamos o software GeoGebra em diversas atividades envolvendo os casos de semelhança de triângulos. Finalmente, realizamos uma atividade prática envolvendo o clássico problema da construção do túnel de Eupalinos. (RODRIGUES, 2010). A aplicação da proposta proporcionou aos alunos situações de protagonismo, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos em relação às propriedades estudadas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pansonato, Claudia Candida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5048965212765046 | por |
dc.contributor.referee1 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315096515847809 | por |
dc.contributor.referee2 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.creator.Lattes | Sem currículo lattes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |