Semelhança de triângulos: atividades práticas com o auxílio do geogebra
Abstract
Neste trabalho elaboramos e aplicamos uma proposta de atividades para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de tornar o estudo da Geometria mais atrativo e significativo. Os conteúdos trabalhados foram Semelhança de Triângulos, Teorema de Tales e homotetias. Utilizamos semelhança de triângulos para resolver problemas práticos como o cálculo de alturas inacessíveis. A técnica empregada foi a Resolução de Problemas, proposta por Polya (POLYA, 2006). Além disto, utilizamos o software GeoGebra em diversas atividades envolvendo os casos de semelhança de triângulos. Finalmente, realizamos uma atividade prática envolvendo o clássico problema da construção do túnel de Eupalinos. (RODRIGUES, 2010). A aplicação da proposta proporcionou aos alunos situações de protagonismo, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos em relação às propriedades estudadas.
Collections
The following license files are associated with this item: