A produção de sentidos sobre o bullying entre professores/as no cotidiano escolar
Resumo
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada Práticas Escolares e
Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). O trabalho apresenta como objetivo geral: Analisar
a produção de sentidos do fenômeno bullying mediante as narrativas
produzidas nos Círculos Dialógicos Investivativo-formativos por
professores/as de uma escola municipal de Alegrete/RS. Os caminhos
metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram: abordagem
autobiográfica (ABRAHÃO, 2003), ancorado na pesquisa-formação (JOSSO, 2010a
e 2010b), utilizando-se como instrumento metodológico dos Círculos Dialógicos
Investigativo-formativos (HENZ, 2015) intitulado Diálogos: interlocuções sobre a
produção de sentido ao fenômeno Bullying no cotidiano escolar. A partir dos
temas geradores (FREIRE, 2019) foram produzidas as narrativas dos
professores/as. O referencial teórico perpassa pelas contribuições de Fante (2005;
2008; 2015), Silva (2010), Rolim (2008, 2015), Freire (2011), Orlandi (2007), Milani
(2003), entre outros. Constatou-se que, a prática de enfrentamento punitiva e/ou
repressiva, reforçada como uma resolução rápida da problemática é a principal
forma de resolução, assim, ausentando a reflexão crítica do processo de
enfrentamento ao bullying e demais violências. Observou-se a necessidade de
promover estratégias preventivas com o propósito claro de enfrentar a situação. A
pesquisa apontou ainda a importância de espaços-tempo para a
auto(trans)formação permanente com professores(as), sendo os Círculos Dialógicos
uma possibilidade viável de compartilhamento e auto(trans)formação, por meio das
narrativas de formação e da reflexão permanente sobre a práxis docente, que têm
como contribuição a oferta da Cultura de Paz com ações pautadas nos valores, nos
direitos humanos, na democracia, no desenvolvimento, na ética, na cidadania, bem
como na atitude de não violência. É a educação como alternativa ao conflito e a não
violência.
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