Uma abordagem gamificada para gerenciamento de projeto de softtware
Abstract
A produtividade de uma equipe em um projeto de software está relacionada diretamente com a complexidade e com o tamanho do produto, entretanto, para além disso, há de se considerar que atividades burocráticas consomem também o tempo da equipe de desenvolvimento. O avanço de pesquisas e tecnologias na área produziram muitas metodologias, técnicas e ferramentas para superar essas dificuldades. Porém, apesar dessas melhorias, é muito comum que projetos de software produzam artefatos de baixa qualidade ou excedam o orçamento e cronograma do projeto. Para que o processo de desenvolvimento seja efetivo e eficiente é necessário que sua gerência também o seja. A utilização de abordagens gamificadas pode auxiliar no gerenciamento de equipes de desenvolvimento de software, bem como atuar como um motivador para que o indivíduo execute suas atribuições de forma mais eficaz e eficiente. Nesse contexto, essa dissertação apresenta uma abordagem gamificada para o gerenciamento de projetos de software, baseando-se no famoso jogo Dungeons & Dragons, um role-playing game de mesa, onde os jogadores e o dungeon master constroem uma narrativa colaborativa. Na abordagem gamificada os elementos do jogo foram adaptados para representar a realidade de projetos de desenvolvimento de software, onde os jogadores são a própria equipe de desenvolvimento. Uma ferramenta, denominada Ranger, foi elaborada para a validação da abordagem gamificada, por meio dela os jogadores e o dungeon master elaborar, controlar e monitorar os elementos de jogo e o projeto de software. O resultado do estudo aponta que a utilização de gamificação é uma solução assertiva, propiciando aumento da motivação dos participantes e auxiliando na aplicação efetiva do processo de desenvolvimento de software.
Collections
The following license files are associated with this item: