Análise dos problemas na terceirização de serviços da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Resumo
Ao terceirizar uma atividade no setor privado busca-se reduzir custos e aumentar a eficiência, nesse mesmo sentido, e, ainda, visando impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, a Administração Pública também adota essa pratica organizacional. Porém, como na iniciativa privada, igualmente no setor público, juntamente com os benefícios da terceirização surgem os problemas, que vão desde a má prestação dos serviços, até o envolvimento das contratantes em processos trabalhistas, em virtude de empresas prestadoras de serviços que não saldam suas obrigações com os empregados. Nesse contexto, insere-se a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, que já nos dois primeiros anos de atividade, em 2010 e 2011, se deparou com problemas da mesma ordem. Assim, neste trabalho, busca-se detectar as causas dos principais problemas ocorridos com a terceirização de serviços na universidade, tendo como principal base a Lei nº 8.666/93, Lei de Licitações e Contratos. O presente estudo de caso se caracteriza como uma pesquisa explicativa e qualitativa. Inicialmente, foram entrevistados os dois fiscais de contratos que estiveram em atividade na UFFS – Campus Erechim nos anos de 2010 e 2011, em seguida, com base nas informações declaradas, foi analisado os editais de licitação que selecionaram as empresas terceirizadas, que causaram os diversos problemas a universidade. Nos editais foi constatado duas deficiências, uma relacionada à Qualificação Técnica, e a outra à Qualificação Econômico-Financeira. Já, referente à execução dos serviços, com base principalmente na entrevista, foi identificado como a principal causa dos problemas a ineficiência e a falta de gestão dos contratos.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [343]