Cooperação e integração regional na perspectiva Sul-Sul: contribuições à internacionalização da educação superior
Resumo
Esta investigação de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação
Básica e Superior, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), e se refere à cooperação acadêmica, sob a
perspectiva da internacionalização, como um dos sustentáculos capazes de impulsionar a cooperação
Sul-Sul. A problemática surge das tensões cotidianas que levam à necessidade de reconhecer como
ocorre a implementação e avanço da cooperação acadêmica entre IES de fronteira do Brasil e Uruguai.
O objetivo é analisar a cooperação internacional, na perspectiva Sul-Sul, entre UNIPAMPA (Campus
Santana do Livramento) e Udelar (Centro Universitário de Rivera), com vistas a apresentar contribuições
voltadas à concretização e o fortalecimento da integração regional solidária e inclusiva. A
contextualização da temática parte do resgate dos marcos educacionais emanados pelos organismos
internacionais e tópicos da legislação nacional, que sedimentam a educação como direito humano. A
proposta se legitima na importância de inovar e qualificar os processos inerentes à gestão da ES,
considerando as demandas das políticas públicas e contextos emergentes. A metodologia de pesquisa,
na perspectiva aplicada e implicada ao contexto de atuação da pesquisadora, está embasada num estudo
de caso de natureza qualitativa, sendo utilizadas como fontes de evidências: documentos, registros de
arquivos, questionário on-line e entrevista semiestruturada. O reconhecimento do campo de estudo
iniciou-se com a pesquisa do estado do conhecimento que apontou os temas e a literatura necessários
para aprofundar a reflexão e desenhar a pesquisa aplicada e a construção de dados. A revisão de literatura
privilegiou um diálogo multidisciplinar onde no primeiro eixo se busca reconhecer as nuances da
colonialidade, da globalização e da cooperação Sul-Sul e o impacto sobre a internacionalização da ES.
O segundo eixo traz um panorama sobre a integração fronteiriça. O terceiro eixo prioriza os conceitos
inerentes à compreensão de para quê e para quem a internacionalização da ES é importante. O quarto
eixo visa compreender como se internacionaliza, para isso a pesquisa apoiou-se nas estratégias da gestão
da internacionalização. No quinto e no sexto eixos ilustra-se as principais políticas dirigidas à
internacionalização da ES no Brasil e no Uruguai. A construção e interpretação de dados é organizada
de forma a correlacionar as referências teóricas aos dados construídos, para responder aos objetivos
específicos mediante análise de conteúdo. Nessa perspectiva, são analisadas as percepções de gestores
e coordenadores de curso da UNIPAMPA e de profissionais da Udelar acerca da cooperação, os projetos
desenvolvidos, os fatores influenciadores e as estratégias consideradas viáveis à cooperação. Alinhado
aos marcos educacionais internacionais, às legislações e à perspectiva das normativas institucionais,
confrontados com o referencial teórico, formata-se o produto educacional Programa de Cooperação
Internacional “FRONTEIRA 2030”, voltado à construção de uma agenda compartilhada para modelos
inovativos na ES. Considera-se que o cenário da internacionalização da ES, no contexto da cooperação
Sul-Sul, está em constante movimento e não encontra um eco uníssono em razão das assimetrias
econômicas entre os países. O panorama remete à conclusão de que o desafio de internacionalização
dessas IES de fronteira perpassar o aperfeiçoamento das relações locais, a valorização das multiculturas,
os aspectos linguísticos e a formação cidadã como impulsionadores para o desenvolvimento regional e
local sustentável.
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