Estado da arte: conteúdo dos jogos de educação física como atividade pedagógica na educação infantil
Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar como o conteúdo dos jogos de Educação Física tem
sido abordado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica de ensino. A pesquisa
bibliográfica foi realizada a partir da produção científica de teses e dissertações realizadas no
período de janeiro de 2010 até dezembro de 2014, das principais instituições de Ensino
Superior (IES) do estado do Rio Grande do Sul (RS): Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade do Vale do Rio dos
Sinos (UNISINOS), Pontífica Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). Para aprofundarmos os estudos do estado da arte, da
Educação Física, a metodologia foi pautada em uma pesquisa bibliográfica, com intuito de
analisar publicações nacionais referentes aos conteúdos dos jogos de Educação Física como
proposta educacional na Educação Infantil. A estrutura do estudo está organizada em quatro
seções, a primeira inicia com a introdução do estudo, a segunda seção caminho da pesquisa, a
terceira seção fundamentações teóricas sobre o conteúdo do jogo na Educação Física e na
Educação Infantil, apresentando elementos que contribuem na concepção de jogo com
enfoque no estudo do Estado da Arte, dialogando com autores da Psicologia, Sociologia,
Filosofia e Educação Física como: Piaget, Vygotsky, Kunz, Huizinga, Kishimoto,
Hildebrandt, Mashio, Sayão, Baecker, etc, que tratam sobre estas questões. Por fim, a quarta
seção, as dimensões conclusivas e diante do exposto, optamos por fazer um estudo do Estado
da Arte, no qual buscamos respostas para nossa questão de pesquisa: de que modo o conteúdo
dos jogos de Educação Física tem sido abordado na Educação Infantil nas teses e dissertações
publicadas na região sul? Entretanto, não foi observado nenhum estudo relativo ao Estado da
Arte: Conteúdo dos jogos de Educação Física como atividade pedagógica na Educação
Infantil. No entanto, encontramos duas dissertações e uma tese que se aproximaram ou se
referiam a um dos descritores: conteúdos dos jogos, Educação Física e Educação Infantil, que
possibilitaram reflexões e conversas com autores que de certa forma contribuíram para o
desenvolvimento dessa pesquisa.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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