Adoção de novas tecnologias em serviços públicos de saúde: uma investigação sobre a implantação do prontuário eletrônico do paciente
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2019-09-17Metadatos
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Ao longo do tempo, os cuidados com a saúde dos seres humanos passaram por diferentes paradigmas. As inovações tecnológicas contribuíram para o atual paradigma na saúde pública brasileira, especialmente com a adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na condição de novo paradigma, ainda está se consolidando nos municípios, entes públicos responsáveis pela atenção básica da saúde do cidadão. Com base nesse contexto, definiu-se como objetivo geral deste estudo investigar a percepção dos profissionais do SUS a respeito da implantação e uso do PEP nos municípios que compõem a 8ª CRS-RS, com sede em Cachoeira do Sul. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e caráter descritivo, com aplicação de um questionário estruturado com 67 questões, contemplando a situação do município em relação ao PEP, o processo de implantação, a estrutura oferecida para funcionamento, as ações executadas, as dificuldades encontradas durante o uso e os benefícios.na perspectiva de médicos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros que utilizam o PEP. Os resultados evidenciaram que um município ainda não implantou o PEP; em 53% dos municípios, está em funcionamento há mais de dois anos, com predomínio do software oferecido pelo SUS; 90,23% dos profissionais aprovam a inclusão da nova tecnologia no sistema do SUS; 71,6% receberam informações sobre como trabalhar com o PEP; 54% usam o PEP para descrever a evolução do paciente. Cadastros incompletos dos pacientes, dificuldade em trabalhar com o PEP e falta de testes-piloto antes da implantação definitiva são aspectos negativos. A percepção dos profissionais é melhor no retorno do esforço e tempo de utilização do PEP e no acesso ao histórico do paciente realizado na rede. O grau médio de satisfação dos profissionais é traduzido pela média 7,4 em uma escala de 1 a 10.
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