Vamos brincar lá fora?!? a educação física na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2016-09-23Autor
Santos, Camila Loureiro dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão e análise sobre o papel da Educação Física na Educação Infantil, buscando compreender a inserção do professor de Educação Física neste contexto e suas possíveis intervenções com crianças de 0 a 5 anos. A pesquisa parte das vivências da autora quando criança e a importância destas para suas escolhas profissionais. Logo após propõe uma série de inquietações acerca do trabalho de educação física realizado com crianças da educação infantil. Para a construção de dados foram realizados registros em vídeos e fotografias das atividades com crianças, questionário com professoras da instituição e referenciais teóricos pertinentes ao assunto. Neste contexto, percebeu-se que é necessário buscar fundamentações teóricas a fim de esclarecer a importância do professor de educação física se engajar na proposta pedagógica desta etapa da educação, considerando que as vivências oportunizadas às crianças não são separadas por disciplinas e devem priorizar o brincar e o movimentar-se. Constatou-se que existem diversas bibliografias da área que abordam a questão do movimento na educação infantil, jogos, psicomotricidade e desenvolvimento motor, porém existe uma carência de materiais que sejam capazes de compreender a prática pedagógica em aulas de educação física que garantam o direito da criança de brincar e interagir. O brincar e movimentar-se não pode ser reduzido como suporte pedagógico para as aprendizagens cognitivas como a alfabetização, ou para o desenvolvimento de habilidades que serão usadas futuramente. Após estas reflexões, chegou-se a conclusão de que as ações pedagógicas de um professor de educação física na educação infantil, podem sim contribuir para o desenvolvimento integral da criança, já que ela aprende o tempo todo, brinca o tempo todo e movimenta-se o tempo todo, mas somente se isto lhe for permitido.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: