As mulheres maravilha brasileiras vão à sala de aula: história, lutas e conquistas dos direitos das mulheres no Brasil
Resumo
Esta dissertação de mestrado é o resultado de leituras e pesquisas, realizadas a partir da experiência da pesquisadora como mulher e educadora da educação básica na rede pública de ensino em cidades na periferia do estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo dar visibilidade ao protagonismo das mulheres brasileiras da História do país, assim como também pretende, partindo da problematização e observação das práticas educativas que emergem no cotidiano das escolas – dentro da perspectiva de gênero e do feminismo – dar voz às mulheres. Para tanto, busquei resgatar as biografias de mulheres brasileiras que lutaram por direitos e, com suas conquistas, foram fundamentais para a compreensão de nosso momento histórico. Reflito sobre a invisibilidade das mulheres nos livros didáticos de História, assim como o papel do ensino de História na formação das subjetividades dos sujeitos. Por outro lado, procuro conjeturar sobre as tentativas conservadoras de silenciamento das educadoras/es e o projeto que visa calar nossas vozes, impondo uma ideologia política-militar-religiosa. A fim de instrumentalizar as/os professoras/es trago como produção final uma linha de tempo da História dos Direitos das Mulheres nos Brasil, juntamente com dez cards com biografias de dez “Mulheres Maravilha Brasileiras” e um caderno com sugestões de atividades. Portanto, este trabalho se propõe a dar visibilidade às mulheres, fortalecer e incentivar a discussão à cerca de gênero, feminismo e protagonismo feminino. Assim, quer, favorecer a participação efetiva, crítica, autônoma e criativa, tanto de meninas quanto dos meninos, para uma sociedade mais humana, e com mais igualdade e equidade entre as pessoas.
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