Geografia e livro didático: representação dos povos indígenas
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2019-12-13Metadatos
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O Brasil é uma nação plural, formada através da miscigenação de diversas etnias, dentre as quais há os povos indígenas. A Geografia, sendo uma ciência que se dedica a estudar a relação entre a sociedade e a natureza, deve analisar a questão indígena pela ótica da territorialidade, da organização espacial e da participação social enquanto agentes políticos. Os indígenas passaram por etapas distintas na historiografia do país, mas uma característica sempre presente foi o processo de aculturação imposto pelo colonizador europeu e que se manteve nas entrelinhas mesmo após a Independência. Para a Geografia entender as articulações dos povos indígenas no território brasileiro do século XXI, é imprescindível reportarmo-nos ao passado, entendendo como os indígenas participaram da formação do Brasil ao mesmo tempo em que foram “apagados” pela transfiguração étnica. Sob o viés da educação, a Geografia enquanto disciplina escolar tem o dever de abordar os povos indígenas, embora nem sempre isso aconteça de forma satisfatória. Através de materiais de ensino, como os livros didáticos, a Geografia insere-se no campo educacional e oferta aos alunos o desenvolvimento da capacidade de observar, interpretar e refletir a realidade. Apesar de haver muitas críticas metodológicas sobre os livros didáticos, eles ainda são os materiais de maior acesso e disseminação nas escolas brasileiras. Sendo assim, tem-se o tema desta pesquisa, que é a representação dos povos indígenas nos livros didáticos de Geografia. A problemática que norteará a pesquisa será: os livros didáticos de Geografia representam os indígenas como agente social e político do espaço? A fim de solucionar tal problema, foi analisado e investigado, por meio de critérios específicos, a forma como os indígenas são abordados pela Geografia em obras desse segmento por várias décadas. Por conseguinte, foram entrevistados professores de Santa Maria/RS a fim de entender qual sua visão a respeito deste assunto. Como resultados, os livros didáticos foram divididos em três períodos, em que apresentaram uma evolução metodológica sobre a abordagem dos indígenas, mas ainda possuem muitos aspectos a melhorar. Com relação aos professores, percebeu-se que não houve enfoque da temática ao longo de sua formação acadêmica, o que prejudica na atuação docente.
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