O Facebook como ferramenta de aprendizagem no ensino de sociologia
Abstract
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que contempla as temáticas sobre as estratégias metodológicas práticas para os conteúdos teóricos da disciplina de Sociologia, investigando o uso do Facebook como ferramenta didática na relação ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia. A pesquisa tem base empírica em entrevistas em profundidade, a partir de questões abertas, realizadas, entre outubro e novembro de 2015, com quatro professores de escolas de Ensino Médio de Santa Maria. O objetivo foi verificar a percepção dos quatro professores em relação à temática. Além disso, o artigo também se sustenta na análise do documentário “Uma escola entre redes sociais”, o qual retrata como professores e a comunidade escolar do Rio de Janeiro/RJ usam e se relacionam no Facebook. A investigação teve como proposta responder “se existe uma interação social entre professor e aluno no Facebook e se compartilham desse espaço, além da sala de aula, para realizar discussões teóricas sobre o ensino de Sociologia?”. A partir desse questionamento a investigação objetivou revelar se os professores utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação em aula e se estão abertos a utilizar o Facebook na relação ensino-aprendizagem de Sociologia.
Collections
The following license files are associated with this item: