Gênero: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimo
Resumo
Este artigo apresenta como o ensino de sociologia aborda as questões de gênero nas escolas. Visto o conceito de gênero ser estudado por décadas entre teóricos /as do feminismo, mas não amplamente usado nos currículos escolares e o tema ser amplamente comentado nos meios de comunicação embora pouco entendido pelos jovens em idade escolar. É importante que o aluno tenha conhecimento sobre a temática para que possa entender a diversidade de gênero na sociedade e principalmente no ambiente escolar. Para tanto será usada com a turma de alunos do 1° ano de ensino médio a metodologia de ensino oficinas pedagógicas por entender que atividades práticas nas escolas tendem a inserir o estudante na temática abordada. Os estudantes puderam participar da atividade com a confecção de painéis ilustrativos e com legendas que abordaram a identidade de gênero e a desigualdade de gênero. E como atores numa peça teatral onde puderam representar com gestos e ações como a desigualdade de gênero faz parte do cotidiano das pessoas. Este trabalho apresenta observações feitas durante a pesquisa as quais poderão contribuir com os educadores à incutir nos alunos o conhecimento e entendimento acerca do ensino sobre a temática do estudo de gênero. Contribuindo assim para que possam participar do debate da temática sem demonstrarem estranheza à diversidade de gênero que poderão encontrar na escola.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: