Com a palavra o entrevistado: para uma maior participação na entrevista radiofônica
Resumo
O presente Projeto Experimental faz uma reavaliação da postura do entrevistador na sua relação com o entrevistado durante a busca da informação. A experimentação ocorre no veículo rádio e explora a técnica geral da entrevista. Utilizando o espaço do Programa Rádio Vestibular, veiculado todos os sábados pela Rádio Universidade, o projeto investe numa posição mais democrática do repórter/entrevistador. A pauta de cada programa parte de um tema específico dentro do assunto sobre o Vestibular e procura dar espaço para as opiniões da fonte/entrevistado, permitindo que este tenha liberdade para decidir o rumo da conversa/entrevista. O entrevistador deve ter a percepção da melhor informação a ser fornecida de sua fonte sem que ela se sinta pressionada a dar a notícia que o ouvinte quer ouvir. É um posicionamento que exige atenção do entrevistador. Aproveita-se uma resposta dada sem pretensão pelo entrevistado, mas que pode originar numa informação exclusiva que passaria despercebida no formato rigoroso da pauta pré-estipulada pelo repórter que não dá abertura à interferência do entrevistado. Também é uma busca da retomada da importância da entrevista como vedete dentro do repertório de programas em uma emissora de rádio. A escolha do concurso para ingresso na Universidade como tema do progrmama de rádio observou a importância da pauta para a população de Santa Maria e a necessidade de fornecer informações de qualidade para candidatos às vagas nas instituições de ensino superior. Pretende-se inovar no roteiro das tradicionais dicas para as provas, anunciadas quando o candidato já está à beira de um ataque de nervos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: