Estética publicitária e a Classe C: a representação do gosto no consumo popular
Resumo
A presente pesquisa busca entender se a publicidade, através de sua forma estética, consegue conversar com o público de classe C de forma eficiente. Para isso o público a ser abordado são as mulheres dessa classe, tendo em vista seu papel de importância frente ao consumo da família em todas as instâncias. Portanto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o contexto social e preferências da mulher de classe C, a fim de entender se a publicidade reflete as referências de gostos que este público possui. Para isso, serão abordadas questões sobre classes sociais, sua organização e influência frente aos estilos de vida e consequentemente preferências dos indivíduos. A pesquisa utiliza do como método bibliográfico principal a etnografia, através de entrevistas em profundidade para conversar com a mulher de classe C e entender suas relações sociais, consumo e entendimento frente a publicidade direcionada para ela, através de revistas segmentadas. Como resultados pude perceber que a publicidade ainda não consegue conversar de maneira eficiente com essa mulher e não entende sua forma de vida e movimentos frente ao consumo. O conflito existente entre anúncio e público é visível e percebe-se que esse público por muitas vezes não entende o anúncio através da forma estética e textual ali presentes.