Percepções sobre a evasão no primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Sarandi (RS)
Resumen
A evasão escolar é na atualidade, um fator de significativa importância e preocupação para a qualidade da educação brasileira. É um dos temas presente em debates e reflexões principalmente no ensino médio noturno, modalidade de ensino que concentra os maiores índices de abandono da escola. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar a evasão escolar no primeiro ano do Ensino Médio noturno, numa escola pública de Sarandi - RS. Os estudos foram realizados a partir da análise de documentos da escola e das contribuições dos professores, orientadores educacionais e vice-diretora, que através de questionários forneceram subsídios comprobatórios dos índices de evasão e suas possíveis causas, bem como sugestões para reduzir o fracasso escolar e o abandono da escola. Entre as
causas, encontram-se a falta de motivação dos alunos, desestruturação familiar à necessidade de trabalhar para ajudar o orçamento familiar, a gravidez na adolescência, baixo rendimento escolar e a falta de apoio e incentivo da família e uso de drogas. Como alternativas para a evasão, os colaboradores sugerem a ampliação da obrigatoriedade do ensino médio, garantindo sua universalização, adequar o currículo do ensino noturno às necessidades dos educandos e a modalidade de ensino e melhorar a estrutura das escolas, adequando-o às inovações tecnológicas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1003]