Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorSilvã, Natália Vieira de Souza
dc.date.accessioned2020-11-10T12:41:32Z
dc.date.available2020-11-10T12:41:32Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20133
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research sought to investigate how the school curriculum is understood in the school context by the managers and educators in the daily life, being this an instrument of participation in the social context. Some of the managers and educators who form part of the school context of different educational institutions of the private and public network participated in the research. In the research we used the bibliographic study, elaborated from authors such as: Moreira and Candau (2007), Apple (1999), Silva (1999), Veiga (2002), and the sample from a questionnaire sent to several directors and teachers . Having thus the specific objectives: To understand the conception that managers and teachers have on school curriculum; Analyze the ways in which the community participates in curriculum design and organization; To demonstrate the development of actions on cultures of different social groups in the school curriculum. Thus, in addition to understanding what managers and educators know about school curricula, we can see the participation of the community and its manifestations in the educational context. We conclude that we still need to move forward when the subject is school curriculum and the knowledge that is proposed, this being only the beginning of a continuous debate in the school institutions, but that allowed us to understand, analyze and evidence what managers and educators know about school curriculum and how it is developed in schools. However, we understand the importance of participative democratic management, for the construction of a society that respects socioeconomic, political and cultural diversities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectCulturaspor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectSchool curriculumeng
dc.subjectCultureseng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.titleCurrículo escolar e a participação através da gestão democráticapor
dc.title.alternativeSchool curriculum and participation through democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou investigar como o currículo escolar é compreendido no contexto escolar pelos gestores e educadores no cotidiano, sendo esse um instrumento de participação no contexto social. Participaram da pesquisa alguns gestores e educadores que fazem parte do contexto escolar de diferentes instituições de ensino da rede privada e pública. Na pesquisa empregamos o estudo bibliográfico, elaborado a partir de autores como: Moreira e Candau (2007), Apple (1999), Silva (1999), Veiga (2002), e a amostra a partir de um questionário encaminhado para vários diretores e professores. Tendo assim os objetivos específicos: Compreender a concepção que gestores e professores têm sobre currículo escolar; Analisar as maneiras pelas quais a comunidade participa da elaboração e organização curricular; Evidenciar o desenvolvimento de ações sobre culturas de diferentes grupos sociais no currículo escolar. Assim, além de entender o que os gestores e educadores sabem sobre currículo escolar pudemos perceber a participação da comunidade e as manifestações deste no contexto educacional. Concluímos que ainda precisamos avançar quando o assunto é currículo escolar e os conhecimentos que são propostos, sendo esse apenas o início de um debate contínuo nas instituições escolares, mas que nos permitiu compreender, analisar e evidenciar o que gestores e educadores sabem sobre currículo escolar e como esse é desenvolvido nas escolas. Entretanto, entendemos a importância da gestão democrática participativa, para a construção da sociedade que respeite as diversidades socioeconômicas, política e cultural.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto