Currículo escolar e a participação através da gestão democrática
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Data
2018-06-29Autor
Silvã, Natália Vieira de Souza
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Essa pesquisa buscou investigar como o currículo escolar é compreendido no contexto escolar pelos gestores e educadores no cotidiano, sendo esse um instrumento de participação no contexto social. Participaram da pesquisa alguns gestores e educadores que fazem parte do contexto escolar de diferentes instituições de ensino da rede privada e pública. Na pesquisa empregamos o estudo bibliográfico, elaborado a partir de autores como: Moreira e Candau (2007), Apple (1999), Silva (1999), Veiga (2002), e a amostra a partir de um questionário encaminhado para vários diretores e professores. Tendo assim os objetivos específicos: Compreender a concepção que gestores e professores têm sobre currículo escolar; Analisar as maneiras pelas quais a comunidade participa da elaboração e organização curricular; Evidenciar o desenvolvimento de ações sobre culturas de diferentes grupos sociais no currículo escolar. Assim, além de entender o que os gestores e educadores sabem sobre currículo escolar pudemos perceber a participação da comunidade e as manifestações deste no contexto educacional. Concluímos que ainda precisamos avançar quando o assunto é currículo escolar e os conhecimentos que são propostos, sendo esse apenas o início de um debate contínuo nas instituições escolares, mas que nos permitiu compreender, analisar e evidenciar o que gestores e educadores sabem sobre currículo escolar e como esse é desenvolvido nas escolas. Entretanto, entendemos a importância da gestão democrática participativa, para a construção da sociedade que respeite as diversidades socioeconômicas, política e cultural.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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