Os dispositivos de vigilância em sites de redes sociais digitais como estratégia de comunicação organizacional: análise da ambiência da Universidade de Santa Cruz do Sul no site de rede social facebook
Abstract
A proposta desta pesquisa é compreender como a Universidade de Santa Cruz do Sul utiliza os dispositivos de vigilância das interações midiatizadas realizadas através do site de rede social digital Facebook como exercício de vigilância do espaço organizacional de forma estratégica. Foram realizados estudos teóricos sobre as redes sociais digitais no contexto da comunicação nas organizações; sobre o poder e a vigilância na comunicação das organizações; e sobre a comunicação estratégica nas organizações. Para analisar empiricamente este fenômeno, foi realizada uma pesquisa na Universidade de Santa Cruz do Sul, que é uma instituição de ensino superior localizada na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como procedimentos metodológicos foi utilizada a Abordagem CMDA – Computer-Mediated Discourse Analysis, proposta pela pesquisadora americana Susan Herring (2004, 2007, 2013) para análise das postagens da Universidade de Santa Cruz do Sul em sua ambiência no site de rede social Facebook, assim como os comentários dos internautas, durante os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro de 2015. Foram, também, utilizadas as técnicas de entrevista com o coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing e com a social media da Unisc a fim de analisar o exercício da vigilância e o uso estratégico das informações sobre a instituição que circulam nas redes sociais digitais e análise documental dos documentos de planejamento da universidade onde consta a área de comunicação. Percebeu-se, através da pesquisa, que a universidade busca por informações dos internautas, especialmente dos detratores, e que quando a universidade manifesta a sua presença os internautas mudam seu comportamento discursivo, questões estas que caracterizam o exercício da vigilância, porém foi verificado que não existe um banco de dados que armazene as informações coletadas. Também foi possível verificar que o exercício de vigilância não se configura como uma estratégia de comunicação organizacional, pois não há planejamento para o trabalho desenvolvido na página da Unisc no site de rede social Facebook e que a forma de proceder depende muito da intuição da social media.
Collections
The following license files are associated with this item: