As estratégias discursivas e mercadológicas da Folha de S. Paulo na captação do público leitor
Abstract
A midiatização traz à tona uma nova postura do leitor diante da produção jornalística. O jornal se condiciona à proposição de novos contratos de comunicação com vias a captar leitores para manter-se competitivo em um mercado de crescente concorrência. As estratégias de captação visam seduzir e persuadir o parceiro da troca comunicativa, fazendo com que partilhe a intencionalidade. O jornal faz isso por meio de textos que apelam para a polêmica, a dramatização, comparações, metáforas, captando o leitor pela emoção. Ao mesmo tempo, decisões mercadológicas ganham ênfase considerando a rentabilidade do veículo: quanto mais público mais os resultados financeiros. O jornal é um produto e o leitor recebe status de cliente ou consumidor. Considerando as proposições, o objetivo deste trabalho é analisar os contratos de comunicação estabelecidos pela Folha de S. Paulo na ambiência midiatizada para a captação dos leitores. As discussões teóricas têm como base os aportes teóricos de Maingueneau (2013; 2015), Verón (2004) e da análise semiolinguística de Charaudeau (2010; 2013). Após a observação das capas do jornal impresso Folha de S. Paulo, foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais da redação, setor de marketing e comercial. Os resultados indicam que os contratos de comunicação são firmados por meio de uma valorização da marca e do conteúdo do jornal, a tentativa de interação com o leitor através de eventos, a constituição de capas com imagens chocantes e que possam suscitar emoções, a valorização dos colunistas e repórteres, bem como, uma busca constante por notícias exclusivas.
Collections
The following license files are associated with this item: