Ponderações sobre inserção de marca: o RPG de mesa como uma mídia publicitária
Resumo
O cenário atual da publicidade, seja no Brasil ou no exterior, se encontra frente a um questionamento desafiador: como manter o conteúdo publicitário relevante e efetivo dentro da grande diversidade de materiais disponíveis para o consumo das diversas audiências? Uma das possíveis respostas é o investimento em esforços de inserção de marca em mídias ainda não exploradas e que permitam um contato mais orgânico com o consumidor, longe da supersaturação do mercado. Como oportunidade dentro do campo de mídias alternativas está o Role Playing Game(RPG)de mesa, um tipo de entretenimento realizado diretamente pelos
consumidores na forma de jogo e que, até o atual momento, não foi utilizado massivamente como mídia publicitária. O atual trabalho busca estudar o panorama de inserção de marca dentro dos RPGs de mesa, descobrindo métodos de inserção, regras a serem seguidas, lacunas a serem aproveitadas e uma possível organização geral desse conteúdo, gerando uma compreensão inicial de como uma marca poderia interagir com o jogador da forma mais efetiva possível.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: