Comportamento do consumidor: uma análise sobre o processo decisório de compras em supermercados
Resumen
Este trabalho propõe-se compreender como se dá a experiência de consumo e seu processo decisório de comprar em supermercados. O comportamento do consumidor em um supermercado acaba por apresentar variações, visto que nesse local existem diversas comunicações direcionadas à ele de modo a estimulá-lo à compra. No próprio ponto de venda, o supermercado, pode-se destacar variáveis que estimulam o consumidor a comprar, bem como a partir do próprio consumidor também são traçadas variáveis que atuam nesse processo. Logo, apresente pesquisa busca compreender de que maneira essas variáveis ambientais e pessoais atuam nesse processo decisório de compra. Para realizar o estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, com caráter probabilístico com amostra escolhida por conveniência. E as técnicas utilizadas foram a técnica de observação participante, entrevista em profundidade, a técnica projetista de associação de palavras e a técnica projetista de Murray. O estudo foi realizado com quatro entrevistados com acompanhamento em supermercados diferentes. O trabalho está dividido em um capítulo introdutório, um metodológico, um de apresentação dos resultados, dois de análises dos resultados obtidos e um de considerações finais. Os resultados obtidos foram descobrir os segmentos de mercados existentes, a importância do próprio local de compras, ou seja, o supermercado, o clima como influenciador de compra, entre outros.