O jogo na vida: um estudo sobre Gamification e suas diferentes aplicações
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Data
2015-12-17Autor
Silva, Matheus Chitolina da
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Os jogos fazem parte da nossa sociedade. Comumente, é reservado um espaço e um tempo específico para eles, como forma de distração das atividades cotidianas. Jogase, então, para se entreter, passar o tempo, se divertir. Mas o que acontece quando os jogos trespassam esse ambiente prédeterminado para eles? Quando jogos começam a ser usados para outras finalidades além da lúdica, surge o que é chamado de Gamification, conceito que apesar de novo já é utilizado há bastante tempo. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho procurou analisar, a partir dos métodos cartográficos, quais as relações existentes entre jogos e Gamification. Além disto, demonstrar diferentes aplicações possíveis para esta ferramenta em diversas áreas, como saúde, educação, mídias e empresas. Após a realização da análise, formulouse um mapa, que demonstra o quão complexa pode ser esta rede que envolve jogos, Gamification e suas áreas de aplicação.