Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Viviane Espinosa de
dc.date.accessioned2020-12-29T09:59:20Z
dc.date.available2020-12-29T09:59:20Z
dc.date.issued2019-01-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20233
dc.description.abstractThis work presents the movements of a master's research developed under the Research Line 1: Teaching and Learning of Mathematics and its Philosophical, Historical and Epistemological Foundations of the Post-Graduate Program in Mathematics Education and Teaching of Physics of the Federal University of Santa Maria (UFSM), whose main objective is to investigate the formation of future teachers who teach mathematics during the discussion of the concept of angle for the initial years of Elementary School. Academics of the courses of Mathematics and Pedagogy of the UFSM that had already studied Mathematics Education were invited to participate in a project in the perspective of a training experiment with the purpose of discussing the teaching of angle in the initial years of Elementary Education, more specifically in the 5th year, through situations triggering learning from the perspective of the Teaching Teaching Activity. The theoretical assumptions of Historical-Cultural Theory, Activity Theory and Teaching Activity guided the development of the research. The reflective sessions, the actions taken throughout the project and the results obtained allowed us to conclude that there was an appropriation of the studied mathematical concept, a change in the understanding of what it is to be a teacher, an understanding of the significance of collective doing, which certainly influenced the and provided them with subsidies to face the challenges of the future teaching life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÂngulopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectProfessores que ensinam matemáticapor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectAngleeng
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectTeachers who teach matheng
dc.subjectHistorical-cultural theoryeng
dc.titleReflexões sobre uma formação inicial de professores que ensinam matemática discutindo o conceito de ângulopor
dc.title.alternativeReflections on an initial training of teachers teaching mathematics discussing the concept of angleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem por objetivo principal investigar de que forma acontece uma formação de futuros professores que ensinam Matemática durante a discussão do conceito de ângulo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da UFSM que já tinham cursado a disciplina de Educação Matemática foram convidados a participar de um projeto na perspectiva de um experimento formativo com a finalidade de discutir sobre o ensino de ângulo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 5,º ano, por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino. Os pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino nortearam o desenvolvimento da pesquisa. As sessões reflexivas, as ações desencadeadas ao longo do projeto e os resultados obtidos permitiram concluir que houve uma apropriação do conceito matemático estudado, uma mudança na compreensão do que é ser professor, um entendimento da significância do fazer coletivo, que, certamente, influenciaram no processo de formação deles e lhes ofereceram subsídios para enfrentar os desafios da futura vida docente.por
dc.contributor.advisor1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207por
dc.contributor.referee1Silva, Sandra Aparecida Fraga da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9586060156931069por
dc.contributor.referee2Roos, Liane Teresinha Wendling
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1030978817998620por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International