Análise crítica de discursos sobre produção de textos argumentativos em livros didáticos de Língua Portuguesa
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o(s) discurso(s) sobre produção de textos argumentativos
recorrente(s) na coleção Português Linguagens, 9ª Edição do ano de 2015, de William Roberto Cereja
e Thereza Cochar Magalhães do Ensino Fundamental. O referencial teórico adotado fundamenta-se na
perspectiva da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), na teoria Linguística Sistêmico-
Funcional (HALLIDAY, 1989, 1994; HALLYDAY e MATTHIESSEN, 2004) e nas Perspectivas Teóricas
da Argumentação. O corpus compreende as Unidades e as seções de produção textual que objetivam
ensinar a produção de textos argumentativos direcionadas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A
análise contempla: i) a análise contextual do Livro Didático no Brasil, com foco no PNLD de Língua
Portuguesa e um olhar específico à descrição geral da coleção Português Linguagens e das seções
dedicadas à produção textual; e ii) a análise textual, focalizando inicialmente a descrição das Unidades
selecionadas com base nas categorias semânticas e no Sistema de Transitividade. Na análise
contextual, descrevemos criticamente o contexto de produção e circulação da coleção e confirmamos
o impacto da aprovação e distribuição do material no contexto escolar brasileiro, já que há dezesseis
anos ela é selecionada. Buscamos também, conhecer o Guia do PNLD (2017-19) com o objetivo de
compreender o processo de como as editoras buscam contemplar os critérios estabelecidos pelo
programa para que as coleções sejam aprovadas. Em relação à coleção, em específico à seção de
Produção de Textos, constatamos a importância atribuída ao eixo da produção textual, corroborando
as orientações no Guia do PNLD (2017-19) no momento em que ressalta os tópicos de leitura, produção
de textos escritos, oralidade e conhecimentos linguísticos. Identificamos ainda, a predominância das
esferas literária e publicitária, o que confirma, em alguma medida, um discurso que deslegitima uma
possível mudança discursiva que envolva a presença de gêneros e esferas não consagrados nos Livros
Didáticos, pois os gêneros argumentativos aparecem em menor número, revelando que a produção de
textos argumentativos não se configura como objetivo principal do Ensino Fundamental. Na análise
textual, verificamos os tipos de processos presentes nas categorias da seção de produção textual à luz
do Sistema de Transitividade. Os Processos Materiais referem-se às ocasiões da experiência prática
de uma nova atividade, direcionando-se ao sentido do fazer e acontecer, da ação. Ou seja, indicam
uma ação aos estudantes, cujo objetivo é produzir um texto argumentativo. Já os Processos
Relacionais servem para caracterizar e identificar o gênero. Além disso, verificamos a predominância
de um discurso de produção de textos argumentativos de Argumentação como nova retórica, uma vez
que o material didático valoriza o contexto de produção e recepção dos textos, conforme já identificado
pelo Guia do PNLD. A análise sinaliza que não há um ensino sistemático de gênero nem da
argumentação e, portanto, há uma necessidade de reconstruir as atividades, observando o conceito do
gênero, suas características linguísticas e discursivas, por exemplo. A partir da análise dos dados,
concluímos que as possíveis dificuldades de escrita de textos argumentativos podem estar motivadas
pela falta de um ensino sistemático de textos argumentativos em uma perspectiva de gênero discursivo
no Ensino Fundamental, já que em grande parte o Livro Didático é a única ferramenta de trabalho do
professor.
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