A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. Justificamos a investigação pela importância da formação continuada no processo de desenvolvimento profissional docente, juntamente com a (re)construção de saberes docentes, mobilizados e/ou produzidos na prática cotidiana da escola. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a percepção de formação continuada dos professores de Educação Física; b) Identificar os saberes docentes e as ações que os professores de Educação Física mobilizam em sua prática pedagógica; e, c) Compreender as ações que os professores de Educação Física utilizam na (re)construção de seus saberes docentes. A metodologia foi caracterizada como qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física. As informações foram obtidas através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações obtidas deu-se por meio da análise de conteúdo. O estudo se apoiou nas teorias de Tardif (2002), Nóvoa (1999), Pimenta (2006) e outros. Como considerações, foi possível constatar que os professores desta escola possuem o amálgama de saberes que são necessários à profissão docente e ainda (re)constroem os mesmos a partir de ações individuais e coletivas dentro ou fora das reuniões pedagógicas da escola. Contudo, ainda podemos destacar que os professores desta escola sentem a necessidade de utilizar a reflexão como instrumento ativo em suas ações diárias.
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