Projeto de cinemática e análise dinâmica de sistema de suspensão para um protótipo do tipo fórmula SAE
Resumo
Ao longo do crescimento da categoria Fórmula SAE, surge a demanda de que o veículo
em movimento fosse previamente considerado durante sua fase de projetação de modo a
observar os esforços de entrada nas massas suspensas, predizer parâmetros de performance e
antecipar o seu comportamento em suas condições mais severas. Sendo assim, o presente
trabalho tem como principal objetivo desenvolver um sistema de suspensão observando a
seleção e caracterização adequada do pneu a ser utilizado de maneira a pré-definir parâmetros
geométricos do sistema e verificar a influência da variabilidade de configuração de
amortecimento e rigidez dos pneus no comportamento de pista. Através da pré definição de
limites para as variáveis geométricas do sistema, os pontos de ancoragem dos braços
independentes duplo-A foram definidos de modo a obter os melhores valores de contato do
pneu com o solo, esterçamento e empacotamento do veículo. Em seguida, um modelo
computacional com sete graus de liberdade (full car) foi desenvolvido para analisar o
desempenho do veículo em três condições críticas: curva em regime transiente, manobra do
tipo chicane e slalom. Em comparativo com o protótipo anterior, os novos pontos de ancoragem
possibilitaram (em rolagem e esterçamento) redução do raio mínimo de curvatura, aumento do
contato do pneu com o solo e menores esforços para esterçamento das rodas. A análise dinâmica
possibilitou observações da resposta vertical nas três condições críticas, conclusões sobre a
correlação entre estabilidade e resposta vertical, caracterização do perfil do índice de
estabilidade transiente, investigações e sugestões sobre a configuração mais favorável para cada
manobra e para cada evento dinâmico
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [120]